Empreender com Qualidade de Vida

Empreender com Artesanato, pede inovação e criatividade
Criatividade: modelos diferentes, boas fotos, montagens de cenarios chamativos
Inovação: transformar um momento comum em um momento especial, unico.

Todos os dias, milhares de pessoas pelo mundo decide empreender

O interessante é que a princípio, surge como um tapa buraco, algo feito ao acaso com o intuito de obter uma renda extra;

E quando se percebe que, desse ACASO pode surgir uma empresa muitas vezes, não paramos para organizar e estruturar esse Negócio e como consequência vem:

-Noites mal dormidas

-Preocupações se vamos conseguir nos manter com esse Negócio

-Lidar com toda a Burocracia (sem ter feito os cursos necessários)

Uma vasta lista de problemas pode surgir, quando não há um bom planejamento.

Neste momento o empreendedor descobre que em seus caminhos haverá muitos obstáculos a serem vencidos, vem as dúvidas e incertezas, perguntas como:

É possível ter qualidade de vida e empreender?

Para responder a essa pergunta, primeiramente precisamos nos Analisar e descobrir o quanto estamos dispostos a mudar, dos nossos velhos hábitos.

Respondendo: Sim é possível empreender e ter vida saudável

Para isso, precisamos primeiramente entender nosso empreendimento e tudo aquilo que de fato é saudável em nossa vida.

Quando se tem definido, os horários de trabalho, fica fácil organizar agendas de forma a ter tempo para vida em família e cuidados pessoais, isso é essencial para se ter um bom empreendimento e uma vida saudável.

Algo muito comum quando se decide empreender é acreditar, que o sucesso vem da noite para o dia, quando na verdade é, como plantar uma semente, exige cuidados, conhecimento e sobretudo que o empreendedor esteja bem para conseguir levar adiante essa empresa.

Por isso não tenha pressa, reveja seus planejamentos todos os dias, alegre-se com pequenos resultados, assuma os erros e veja como não, os cometer novamente.

Mas, o que é qualidade de Vida?

Vamos começar com a definição de acordo com a “OMS”;

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
Envolve o bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e, também, saúde, educação, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida.

( https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/260_qualidade_de_vida.html )

Primeiramente, o candidato a empreendedor, tem de se conhecer e entender que terá de renunciar a algumas coisas, para dedicar-se a estudo e conhecimentos básicos sobre sua nova jornada.

Então, fazer uma lista de coisas que não são primordiais e outra com tudo que é imprescindível permanecer na nova jornada, fará com que o empreendedor se sinta feliz e confortável nessa trajetória difícil que é empreender.

Sempre lembrando que, tudo que é novo parece muito mais difícil do que, é de fato.

Organizar a vida e os objetivos, faz com que o novo empreendedor priorize os momentos que o faz feliz, por isso não renuncie a momentos em família, lazer, fazer pequenas coisas que gosta;

-cuidar de plantas,

-cozinhar para a família,

Isso elevará sua autoestima e trará bons resultados para os negócios também.

Se priorizar fará com que as escolhas sejam equilibradas, trazendo para a vida saúde física, emocional e financeira;

Pois de nada adiantará ter dinheiro e não ter saúde ou bom relacionamento com a família, sendo necessário que se faça boas escolhas.

Como manter a Qualidade de vida e Empreender

A primeira decisão a se tomar é fazer um bom planejamento, que se divide em dois segmentos, para que se tornem um no final.

Primeiro planejamento: o familiar

Neste momento já se entende que foi definido horário de trabalho e horário de vida social.

Será importante ter uma agenda pessoal, que tenha toda a rotina diária e mensal;

Isso, fará com que não se afaste de tudo que te mantem como pessoa, também ajudará a família a respeitar e entender os horários já determinados e combinados.

Lembrando que rotina e determinação andam lado a lado.

Segundo planejamento: Agenda e rotina de Negócios

 Pois quando se tem uma agenda com funções a ser cumpridas diariamente, com objetivos a serem alcançados, torna os dias mais fáceis e proveitosos.

Toda agenda pode e deve ser revista, afinal o planejamento pode ser mudado no caminho, quem empreende entende bem o ditado: “Atirei no que vi e acertei o que não vi.”

As vezes iniciamos com um planejamento e no caminho percebemos que, se seguirmos por outra rota será mais assertivo;

Sendo esta, a principal vantagem do planejamento, entender onde está acertando e onde precisa ser revisto.

Tendo duas agendas e horários definidos fica fácil manter a rotina, de atividades diárias e mensais;

E no final percebe-se que as duas agendas se tornam uma, para o bem do empreendedor.

Seguindo essa rotina de separar horários, mantendo a vida social separada da vida profissional, já será um grande passo para se ter saúde.

-Fisica e Mental

Para Finalizar

Quero falar das fotos no inicio do post, são panos de prato com barrado em tecido, produzidos aqui no atêlie  e também ensinados nos cursos de costura criativa, que são ótimos para quem quer empreender com a costura.

Nestas fotos também tem a questão de montar bons cenários, com a finalidade de atrair a atenção do publico, seja virtual ou fisico, a Beleza sempre se destaca.

Espero com esse post, ajudar outras pessoas que como EU, um dia começaram a empreender com o intuito de ter uma renda extra e virou empresa, se atropelou e se viu obrigada a entrar nos eixos, kkkk

Até o proximo post.