Cartonagem como surgiu?

Você sabe como surgiu a técnica da cartonagem? de onde veio? e porque foi tão aceita no mundo do artesanato?

Então continue lendo e irá descobrir muito sobre uma técnica tão linda…

Gaveteiro Porta Bijouteria

Olá!!!! Férias é isso inventando e aprontando, por aqui estão saindo lindos trabalhos, como esse gaveteiro, e vocês o que andam aprontando nessas ferias?? Vamos as descobertas do mundo da cartonagem.

 

O que é cartonagem?

Trabalho artesanal a cartonagem é uma técnica que nos permite confeccionar diversos objetos, que vão dos utilitários até os decorativos. Tendo como base papéis de tipos e gramaturas diferentes. Após a produção das caixas ou outros utilitários podemos revesti-las de diversas formas; com papel, com tecidos variados, porém o mais comum é a utilização de tecidos 100% algodão. É uma forma de artesanato linda e que todos amam! Além de muito rentável. Mas você sabe qual é a história da cartonagem?

 

Como surgiu?

Não existe uma real origem comprovada de onde ela surgiu! Porém existem alguns registros na historia. Há quem diga que ela começou no antigo Egito. O termo Cartonagem se refere à fibra da planta papiro ou do próprio papiro em forma já de papel unificados, tem quem diga que a origem da técnica é francesa. Segundo pesquisas foi antes da revolução francesa que os primeiros trabalhos em cartonagem surgiram próximo aos do produzido atualmente. O artesão conhecia todas as etapas para a confecção do produto, ele detinha os meios necessários e o conhecimento em relação a todas as etapas de produção.

 

Um dos meus trabalhos em cartonagem

Mas voltando aos dias de hoje vamos a esse lindo gaveteiro em cartonagem, essa peça esta disponível aqui no ateliê e também na loja virtual, para fazer esse gaveteiro utilizei todos os tecidos do Ateliê, que também encontram-se disponível na loja virtual, a escolha dos materiais faz toda a diferença no resultado da peça final, aqui no ateliê sempre uso material de primeira qualidade e os tecidos todos de algodão o que na cartonagem da um resultado fantástico.

Meus amigos vou me despedindo deste cantinho lindo e desejo a todos um ótimo final de tarde, fiquem a vontade para comentar, deixar opiniões, visitem a loja virtual ou venham pessoalmente ao ateliê e tomem um delicioso café conosco.. 😀