Reinventando a Fita Métrica

Olá, amigos do Blog! Estou aqui para compartilhar as novidades do nosso Ateliê, nossas Fita Métrica pois estou sempre atenta às necessidades do mercado. Além de mostrar nossas criações, gosto de compartilhar minhas pesquisas, pois entender a origem e a evolução das ferramentas que usamos é fundamental.

fita metrica decorada com bonecas

fita1

 

fita2

fita3

 

A História da Fita Métrica

A fita métrica foi inventada na Europa por Alexis Lavigne, alfaiate da Imperatriz Eugenia, esposa de Napoleão III.

Ele criou um busto de costura com as medidas da Imperatriz para evitar medir seu corpo repetidamente.

Esse método levou à invenção da fita métrica, que, apesar de não ter se tornado um padrão mundial, é indispensável para a precisão nas medidas.

Porém temos outras fontes, que mostram as patente de outros modelos como conhecemos hoje.

Outras fontes indicam que a primeira patente da fita métrica retrátil foi concedida a William H. Bangs, de Connecticut, em 6 de dezembro de 1864. Sua régua de bolso com mola permitia parar a fita em qualquer ponto e recolhê-la facilmente.

 

Novas Utilidades as Sobras de Materiais

Porém no mundo do artesanato, a fita métrica é essencial. Transformá-la em uma longa boneca, usando tricoline e sobras de linhas e lãs, foi um desafio que resultou em peças únicas, com rostinhos encantadores.

Além disso reutilização de materiais é uma prática sustentável e lucrativa, permitindo criar novos produtos a partir de sobras.

Contudo no artesanato, nada se perde. As sobras de tecido podem ser transformadas em novos produtos, como porta-níqueis e necessaires, aumentando a lucratividade do negócio.

Qual é o seu produto mais rentável feito a partir de sobras de material?

É sempre difícil me despedir, mas logo estarei de volta para compartilhar mais técnicas e trabalhos. Desejo a todos um dia abençoado. Até breve!