Dia da Mulher, Dia Internacional da Mulher

Feliz dia da Mulher

Feliz dia da Mulher

No dia 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Sendo um dia de reflexão sobre as lutas promovidas ao longo dos séculos, as conquistas alcançadas e os desafios que ainda enfrentamos. Assim sendo os pilares dessas lutas são o RESPEITO e a IGUALDADE de Gênero.

Porém desde o início do século, muitas mulheres lutaram pelo direito ao voto e à participação política. No entanto ainda hoje, lutamos por mais espaço na política.

O crescimento dos movimentos feministas nos anos 70 resultou na declaração, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, do ano de 1975 como o Ano Internacional das Mulheres. Foi também declarada a Década da Mulher, de 1976 a 1985. Em dezembro de 1979, foi promulgada, no âmbito das Nações Unidas, a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres.

Contudo, nos dias atuais, a data ainda é marcada por reivindicações de direitos, luta contra o feminicídio, o racismo, a desigualdade de gênero, e pelo direito à educação e à saúde. Atualmente, o comércio tenta tornar a data um dia de vendas, oferecendo descontos e vantagens na tentativa de desviar o foco da data, transformando-a em um dia para presentear as mulheres, mas com o objetivo de impulsionar as vendas.

É importante lembrar que este é um dia de reforçar a luta por RESPEITO e IGUALDADE.

 

Feliz Dia das Mulheres para todas nós

É extremamente importante nos mantermos engajadas em movimentos sérios em nosso país, lutando por melhor qualidade de vida, igualdade de gênero e respeito às mulheres. Não podemos aceitar como normal casos como feminicídio, maus tratos e desigualdade, entre outras formas de violência que muitas mulheres enfrentam diariamente.

Se você sofreu maus tratos, racismo ou qualquer outro tipo de agressão por ser mulher, não se cale. DENUNCIE. Quando uma mulher se cala, outras mulheres também sofrem, e a tendência é que os maus tratos aumentem. Por isso, DENUNCIE sempre.

Buscar conhecimento, se atualizar e entender as mudanças na lei contribuem para que sejamos capazes de perceber quando ultrapassa o limite do normal para o abuso e os maus tratos. Quanto mais nós conhecemos sobre leis e direitos, mais fácil fica perceber e ajudar quem está passando por algum tipo de abuso, seja no trabalho, no lar ou na família.

Temos direito ao RESPEITO em primeiro lugar, onde quer que estejamos. Vamos incentivar outras mulheres a se empoderar, pois juntas seremos mais fortes.

Desejo a todas nós mulheres que, hoje e todos os dias, sejamos respeitadas e valorizadas em todos os lugares. Até o próximo post.

Por isso DENUNCIE sempre.